O Transit 5B-5 é um satélite americano que pertence a primeira série de satélites de navegação desenvolvido pelos EUA chamado TRANSIT. Há muita divergência mais ao que tudo indica o lançamento do Transit 5B-5 ocorreu no dia 13/12/1964 as 00:14UTC a bordo do foguete Thor-Able-Star a partir da Base de Vandenberg nos EUA.
Por ser uma missão militar e também por estarmos falando de um satélite com quase 60 anos eu não tenho certeza se essa imagem que encontrei é realmente do dia 13/12/2024. Aliás, tudo aqui tem muita divergência e eu não tenho total certeza dos documentos que eu encontro na internet que falam sobre o Transit 5B-5.
O Transit 5B-5 pesa aproximadamente 50Kg e utilizava o efeito Doppler para determinar a posição da estação de recepção (usando os satélites da série TRANSIT) e assim determinar a posição tridimensional da estação terrestre, uma técnica inovadora para época. Veja abaixo uma imagem ilustrativa que mostra os satélites da série TRANSIT em órbita :
Atualmente (02/10/2024) o Transit 5B-5 está em uma órbita com 90 graus de inclinação e 1024Km de perigeu. POSSIVELMENTE transmite nas seguintes frequências :
✅- Operante ❌- Inoperante ⚠️- Sem mais informações ❓- Leia este trecho
O Transit 5B-5 transmite em um método chamado multiplex FM-SSB (Uma combinação da modulação de frequência FM e da modulação de banda lateral única SSB). Se você ouvir a portadora central em SSB você irá escutar um tom que lembra um assobio constante. Cerca de 5KHz a 6KHz acima e abaixo desta portadora central existe uma outra portadora que transmite usando um processo de codificação analógica em PAM (Modulação de Amplitude de Pulso) e cerca de 10KHz acima e abaixo da portadora central existe uma outra portadora que transmite usando a modulação digital PCM (Pulse Code Modulation).
É evidente que suas baterias não estão mais operacionais após tantos anos, uma vez que na década de 60 elas ainda não possuíam a durabilidade necessária para aguentar os ciclos de carga e descarga que o satélite sofreu por todo esse tempo em órbita. Isso significa que atualmente a única alternativa é obter energia diretamente dos painéis solares, portanto o satélite só está ativo enquanto ele estiver sendo iluminado pelo sol (oque quase sempre é uma característica dos satélites zumbis). Aparentemente, alguns dos satélites da série Transit 5B tinham energia nuclear.
Existe uma suspeita que o Transit 5B-5 que a gente atualmente rastreia pode ser, na verdade o Transit 5E-5. O Transit 5B-5 tem o ID de 1964-083D e no mesmo lançamento desse satélite também estava embarcado o Transit 5E-5 que possui o ID 1964-083C.
Alguns documentos citam apenas transmissores em 150 e 400 MHz para o 5-B5 (Não menciona um beacon de telemetria em 136.650 MHz) e esse beacon é mencionado nos documentos do 5E-5 além dos beacon's em 162 MHz e 324 MHz.
Outro fato interessante é o tamanho e peso dos satélites, o 5B-5 é um satélite muito maior que o 5E-5 oque significa que o 5B-5 experimenta um arrasto bem maior que o 5E-5 (para se ter uma ideia o 5B-5 tem um Boom Gravitacional com 23 metros de comprimento e o 5E-5 tem um Magnetometer Boom de quase 5 metros de comprimento). Além disso, o 5E-5 é mais pesado que o 5-B5 ou seja tem uma maior densidade e isso significa um decaimento mais demorado para o 5-E5.
Outro fato importante é que o 5E-5 nunca foi declarado como inoperante ao contrário do 5B-5 que foi declarado inoperante após cerca de 19 dias de missão além de que alguns documetos mencionam que um dos objetivos da missão do Transit 5E-5 também era “determinar a confiabilidade de vários transistores e capacitores em órbita”.
A real é que SINCERAMENTE eu NÃO tenho certeza de nada 🤣🤣
No dia 27/08/2024 as 14:46BRT (17:46UTC) eu recebi o beacon de telemetria. Veja o vídeo que eu gravei abaixo :
Eu usei a minha antena yagi cortada para a frequência HAM de VHF mais funcionou bem para receber o beacon do satélite. Infelizmente não é possivel extrair nenhum dado de telemetria do satélite